quarta-feira, 15 de abril de 2015

Os 'nossos' representantes na Casa Branca



O cão de água português é, quase de certeza, o maior representante do nosso país no que diz respeito aos animais de quatro patas. Isso deve-se, sobretudo, à grande projecção que a raça conseguiu por, pouco depois de ter sido eleito presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter escolhido para First Dog da Casa Branca, um cão de água português, Bo, de seu nome.

Com esta decisão, Obama cumpriu a promessa feita às filhas, no decorrer da campanha eleitoral, de lhes arranjar um cão. Uma tarefa que não se revelou tão fácil como seria de supor, uma vez que uma das suas filhas sofre de alergias e não pode conviver com um qualquer cão. Depois de grande pesquisa, chegou-se à conclusão que o cão de água português era o indicado, uma vez que é hipoalérgico.

A novela em torno da escolha do animal durou vários meses e foi, muitas vezes, um dos temas abordados nas habituais conferências de imprensa do presidente. Depois de se ter decidido pelo cão de água português, um pouco de todo o lado, surgiram pessoas e entidades a oferecerem um exemplar. Uma delas foi a Entidade Regional de Turismo do Algarve, região de onde é originária aquela raça.
A escolha acabou por recair em Bo, que foi oferecido a Obama pelo senador Ted Kennedy. A nova mascote presidencial foi apresentada em Abril de 2009 e teve direito a ampla cobertura mediática.

A solidão do poder que, como se sabe, afecta os presidentes, também terá atingido o First Dog e para lhe fazer companhia a família Obama decidiu adquirir, em 2013, um outro 4 patas. A escolha voltou a recair num exemplar do cão de água português. A escolhida foi uma ‘menina’, Sunny, que desde Agosto desse ano faz companhia a Bo nos jardins da Casa Branca.

Post relacionado:

Sem comentários:

Enviar um comentário