sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Animais no escritório torna trabalhadores mais produtivos





Cada vez há mais empresários que acreditam que o contacto dos seus funcionários, no local e horário de trabalho, com cães e gatos os tornam mais produtivos. O convívio com os ‘colegas’ de quatro patas tem efeitos positivos ao nível do alívio dos níveis de stress e também no relacionamento entre os trabalhadores, uma vez que os animais acabam por tornar mais fácil o contacto entre eles.

Há, pelo menos, dois estudos que dizem exactamente isso. Um levado a cabo pela Universidade Central do Michigan (EUA) em 2010  e outro conduzida pela Universidade da Virgínia, em 2012 

Uma das empresas que recentemente foi notícia por permitir esse convívio é a japonesa Ferray Corporation que acolheu nas suas instalações uma série de gatos abandonados. Os efeitos parecem ser muito positivos, fazendo a administração um balanço muito positivo da experiência. A ponto dos trabalhadores serem também incentivados a levarem para o trabalho os seus próprios animais de estimação. Quem não possua um tem direito a bónus para adoptar um cão ou gato.

O entusiasmo é tão grande que foi, inclusivamente, criada uma conta de twitter  onde é retratado o dia-a-dia dos felinos no escritório.

Mas este está longe de ser caso único. Um estudo da American Pet Product Manufacturers Association datado de 2006 já indicava que nos Estados Unidos uma cada cinco empresas permitia aos seus funcionários levarem para o trabalho o seu animal de estimação. Em Portugal é que a 'moda' ainda não pegou.

Sem comentários:

Enviar um comentário